Não é segredo que quero fazer fotografia.
Muita gente achou que eu faria moda por vários motivos. Admiro demais o curso, mas não é pra mim.
Enfim, desde o começo deste ano minha cabeça está a mil pensando no que vou fazer da vida e qual curso, onde e qual faculdade, e com isso tudo senti uma vontade imensa de viajar.
O que mais vem na minha cabeça é que aqui no Brasil não é todo mundo que dá o real valor para qualquer tipo de arte, então, por que não fazer algum curso ou faculdade lá fora?
Andei pesquisando bastante os cursos, países e o que eles oferecem para quem sai do seu país de origem para estudar. O que pode ajudar muito é se você tem cidadania de algum país, ainda mais se é realmente o país pra onde você deseja ir. Eu pensei em ir para a França, Itália ou para a Espanha.
Tenho cidadania espanhola, o que ajudaria muito. E existem casos em que o país pode fornecer um custo para quem vai estudar por lá. Eu já tinha um desejo enorme de conhecer Barcelona, e encontrei uns cursos maravilhosos de fotografia por lá.
Localizada em Barcelona, a Grisart é uma escola tradicional com mais de 25 anos de existência.
O plano de estudos tem duração de 3 anos. Durante os dois primeiros, pretende-se proporcionar aos alunos uma ampla cultura fotográfica baseada no controle dos aspectos técnicos e possibilidades expressivas. No terceiro ano, inicia-se uma especialização onde o aluno pode optar pelos cursos profissionais de Fotografia publicitária retrato e moda, Fotografia documental ou Criação de projetos.
Pra quem já tem um foco e não dispõe de tanto tempo, a escola também oferece cursos livres de 4 ou 5 meses de tratamento digital, fotografia de viagens, entre outros.
É uma escola pequena e bem acolhedora, bastante séria, do tipo, não se pode chegar atrasado na aula, os trabalhos e provas são bastante frequentes e eles são bem rigorosos com isso.
Sempre há palestras de fotógrafos na escola e saídas para visitar exposições acompanhado de um professor. Considero uma boa opção pra quem quer ter uma formação em Fotografia e ainda não decidiu um único caminho.
Já em Madri, a BlankPaper é uma escola jovem com perfil mais “descolado”, formada em 2006 por um coletivo de fotógrafos atuantes no mercado de fotografia autoral. Aqui, a proposta é bem diferente, totalmente voltada para o acompanhamento de projetos pessoais, ou seja, não seria o caso pra quem quer estudar fotografia de moda nem publicidade. A relação entre aluno e professor é muito próxima, e as classes se dão como se estivessem em um bate papo. A proposta de estudo é mais solta, portanto, mais flexível aos anseios de cada um. Além dos cursos quadrimestrais e anuais, há também cursos de férias e oficinas rolando o tempo todo.
Informações: Paraty em Foco
Ah, sei lá né, não custa sonhar de vez em quando.
Alguém já fez algum curso fora ou tem vontade de fazer?
Beijos,
Baá Martinez
Que tudo! Ia adorar estudar nessas escolas*--*
ResponderExcluirMas a segunda é melhor né? hehe
Beijinhos,
Adriana Carolina
Meu namorado estuda em outros país, e ele adora a experiencia, mas sente muita falta do país por isso sempre que esta de ferias volta pra cá. Acho que deve ser muito legal a experiencia de vida, e a que vai deixar em seu curriculo ne rs
ResponderExcluirhttp://leitecombiscotos.blogspot.com.br/