Os pesadelos recheados de criaturas sombrias e atemorizantes que povoavam nossa cabeça quando éramos crianças se materializam em assustadoras fotografias. Através de imagens de crianças indefesas ameaçadas por toda sorte de monstruosidades, o artista Joshua Hoffine nos apresenta pela da lente da câmara um mundo explícito de horrores que mexe com nossos medos mais profundos.
Joshua Hoffine nasceu em Emporia Kansas, em 1973, e é graduado em Literatura Inglesa pela Universidade Estadual do Kansas. O artista nem sempre trabalhou com temas sombrios e violentos, mas foi no horror que o fotógrafo pôde realmente desenvolver seu talento e criatividade.
A arte de Joshua explora o aspecto psicológico do medo, estampado nas expressões aterrorizadas que são fotografadas. Esse viés permite que o horror nasça do desconhecido, daquilo que o observador da foto não é capaz de enxergar. Ou daquilo que está apenas parcialmente descoberto, como sombras e silhuetas.
O uso recorrente de crianças nas fotografias cria uma aura de pesadelo para as composições. Vemos nossos medos mais infantis ganhando vida de forma assustadora, como o monstro debaixo da cama ou a criatura atrás da porta. Imediatamente nos identificamos com a criança na foto e passamos a observar o trabalho de Joshua do olhar dessa pequena vítima que, um dia, fomos todos nós. Essa sensação ganha o patamar de uma metáfora semelhante às dos contos de fada, já que a criança é sempre uma pequena menina indefesa. Essa escolha do artista se dá pela questão visual da inocência confrontada pelo horror, e pela praticidade técnica, já que Joshua tem quatro filhas.
Além do cenário, personagens e figurino, as cores utilizadas colaboraram muito para expressar o medo.
____________________________________________________
Com amor, Baárbara Paz Martinez
Twitter Pessoal - Facebook Pessoal - Tumblr - Flickr - WeHeartIt - Polyvore - Fashiolista - Twitter Blog - Facebook Blog
Postar um comentário