Digital Influencer é a minha vizinha

Toda vez que entro em alguma rede social e vejo na biografia que o cidadão se descreve como Digital Influencer, eu penso: "PORQUE MEU DEUS, PORQUE?".
Para quem não sabe, Digital Influencer é o nome que se dá a pessoas que tem o objetivo de formar opinião pelas redes sociais. (E o povo que faz textão é o que?)
Até ai ok, nenhum problema, a internet está ai para influenciar, formar grupos, reunir opiniões e compartilhar (como o próprio botão diz) seus gostos e acontecimentos.

Ilustração: Butcher Bill
Os Digitais Influencers NORMALMENTE aparentam a vida perfeita, utilizam marcas que não condizem com a nossa realidade, ganham dinheiro para dar sua opinião pessoal sobre um certo assunto fazendo um bololô com sua vida pessoal. Fora as piadas engraçadas (ou que deveriam ser), as vozes infantis e o assunto que se perde. Eles ficam na superfície, no básico.

Chegamos em um momento em que, quem faz a informação (jornalistas), que tem compromisso (ou deveriam ter), que apuram e questionam, perderam espaço para pessoas que mostram mais de suas vidas do que a própria informação.
Para os digitais não há compromisso com a informação. Tudo é marketing.
É visível o desespero das marcas em focar na campanha, mostrar o produto novo e não perder voz e espaço no mercado. Mas vale a pena lembrar que amanhã outra marca vai fazer uma campanha parecida, com outra hashtag, porém com os mesmos influenciadores, os mesmos personagens, as mesmas vozes.

Ouvi da minha irmã nesta semana, que as pessoas mudam ao perceber que estão sendo vigiadas, ou melhor, curtidas. As pessoas precisam entender que PRECISAMOS de pessoas reais, porque os consumidores são reais, as pessoas devem ser reais.
Nós andamos de busão, amamos nosso VR e bebemos antes de entrar na balada porque é mais barato. Somos assim.

Influenciadora pra mim é minha vizinha que tirou foto de um livro que pareceu interessante e teve menos de vinte curtidas no Instagram e eu tirei o famoso print, meu amigo que me manda uma música e pede para eu ouvir porque é a minha cara ou meu professor que indica um filme na sala de aula e que anotei na agenda para ver no final de semana.
Isso influencia, faz parte da minha realidade e agrega. São pessoas reais e sim, o pessoal que faz textão pode colocar digital influenciar na biografia do Instagram.

Com amor,
SalvarSalvar

Comente com o Facebook:

Postar um comentário